Arquivos - Página 3

  • n. 42 (2013)

    A edição número 42 da revista Direito, Estado e Sociedade é composta por artigos que apresentam importantes reflexões sobre temas variados. Merecem destaque os artigos traduzidos de Andrei Marmor e Carla Faralli, por apresentarem relevantes contribuições para o cenário nacional da jusfilosofia. Além de artigos filosóficos, a revisa traz ainda textos que trabalham assuntos polêmicos atuais em áreas relacionadas ao direito constitucional e administrativo, direito internacional e direito comparado.
  • n. 39 (2011)

    A variedade de temas que servem de reflexão para os artigos que compõem a edição de número 39 da Revista Direito, Estado e Sociedade certamente merece destaque. Além da presença de textos internacionais de James Ingram e Daniel Borrillo, estão presentes artigos de diversas áreas com contribuições interessantes especialmente para o direito constitucional, a ciência política e a filosofia do direito
  • n. 38 (2011)

    A edição de número 38 da Revista Direito, Estado e Sociedade está composta por artigos refletindo, por diferentes ângulos, sobre o papel e o limite das instituições jurídicas no Estado Democrático de Direito. A presente edição conta com os textos internacionais de José Sebastián Elias e a tradução de um artigo de Riccardo Guastini. Deve-se destacar também a presença de artigos tratando de assuntos relevantes da filosofia do direito, da teoria geral do estado e estudos comparados de direito constitucional.
  • n. 37 (2010)

    Os artigos do número 37 da Revista Direito, Estado e Sociedade giram em torno do eixo temático referente aos múltiplos aspectos das decisões jurídicas. Destaca-se, ainda, a presença de artigos que propõem releituras de autores historicamente relevantes dentro do cenário jurídico, bem como de trabalhos tratando de algumas implicações éticas do Direito.
  • n. 36 (2010)

    O periódico do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC-Rio, Direito, Estado e Sociedade, encontra-se em sua 36ª edição, trazendo contribuições inovadoras para se pensar a experiência constitucional brasileira em questões como o problema da terra, a defesa dos direitos do povo, a abertura constitucional, o direito à verdade e o tema da recuperação de nosso passado.
  • n. 35 (2009)

    A discussão sobre a transição democrática na Argentina e a forma como essa sociedade enfrenta o passado, contribuição de Marcelo Raffin, professor da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires, é destaque no número 35. O debate é para nós relevante especialmente em face da recente manifestação do Supremo Tribunal Federal sobre a interpretação da Lei de Anistia de 1979.
  • n. 34 (2009)

    O número 34 apresenta contribuições de autores nacionais e estrangeiros sobre temas variados: judiciário e mídia, ação afirmativa, acesso à justiça, direito e psicanálise, responsabilidade social, direitos humanos e teoria do direito. Cabe ainda destacar a transcrição da Aula Magna do Departamento de Direito, "Liberdade religiosa e ordenamento jurídico: do padroado ao recente Acordo Santa-Sé/Brasil", ministrada pelo Magnífico Reitor da PUC-Rio, Pe. Jesus Hortal Sanchez, S.J.
21-30 de 61