CONFLITOS E DISPUTAS: DEMOLIÇÕES DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E A ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO EM CRICIÚMA/SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17808/des.2098

Resumo

O presente trabalho trata de duas situações em que o patrimônio histórico da cidade de Criciúma/SC foi destruído. A primeira é a demolição da Casa do Agente Ferroviário, uma estrutura construída em 1920 pertencente ao complexo ferroviário que marcou a paisagem da cidade ao longo dos anos e resistia ao tempo como o último remanescente edificado deste período. A segunda é a retirada da pavimentação em pedras portuguesas instaladas em 1980 que configurava a identidade do espaço urbano central da cidade desde as comemorações do centenário de fundação. Ambos os casos tiveram impacto na paisagem da cidade e modificaram a identidade dos espaços. Por conta disso, as duas situações foram judicializadas e medidas precisaram ser tomadas em decorrência das decisões de justiça. O estudo desenvolveu-se a partir de revisão bibliográfica, principalmente em produções acadêmicas desenvolvidas na região. Também se utilizou de pesquisa documental, tanto na consulta ao arquivo histórico municipal para investigação nas fotografias como consulta aos autos dos processos e sentenças dos dois casos. O artigo está organizado com a introdução, uma seção destinada a Casa do Agente Ferroviário, uma seção destinada a retirada dos pavimentos do centro e, por fim, as considerações finais.

Biografia do Autor

Antonio Rafael Amaro, Universidade de Coimbra

Doutorado e Mestrado em História Contemporânea pela Universidade de Coimbra. Professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). Membro do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20). ORCID: 0000-0002-3843-6577.

Alcides Goularti Filho, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-doutorado em Economia pela Universidade de Coimbra (FEUC). Professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade do Extremo Sul Catarinense (PPGDS/UNESC). ORCID: 0000-0002-0808-4486

Rodrigo Fabre Feltrin, Escola Superior de Criciúma (ESUCRI)

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade do Extremo Sul Catarinense (PPGDS/UNESC) com mobilidade acadêmica internacional na Universidade de Coimbra, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PDSE/CAPES). Mestrado em Educação (PPGE/UNESC). Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela mesma instituição. Professor da Escola Superior de Criciúma (ESUCRI). ORCID: 0000-0002-6284-9603.

Downloads

Publicado

2025-01-27

Como Citar

Amaro, A. R., Goularti Filho, A., & Fabre Feltrin, R. (2025). CONFLITOS E DISPUTAS: DEMOLIÇÕES DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E A ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO EM CRICIÚMA/SC. Revista Direito, Estado E Sociedade, (64). https://doi.org/10.17808/des.2098

Edição

Seção

Artigos