A perspectiva institucionalista e a análise da dinâmica das decisões legislativas

Autores

  • Adriano Pilatti Mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela PUC-Rio e Doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ. Ex-assessor parlamentar junto à Assembléia Nacional Constituinte e ex-assessor legislativo da Câmara dos Deputados. Professor dos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação em Direito da PUC-Rio.

DOI:

https://doi.org/10.17808/des.29.286

Palavras-chave:

Institucionalismo, decisões legislativas, processo legislativo, atores parlamentares, arranjos institucionais.

Resumo

A perspectiva institucionalista e a análise da dinâmica das decisões legislativas tem por objetivo apresentar elementos para uma síntese crítica de algumas das principais contribuições teórico-metodológicas que as correntes conhecidas no campo da Ciência Política como "institucionalistas" têm a oferecer para tornar inteligível a dinâmica das decisões legislativas. Dado o caráter de síntese introdutória de que o ensaio se reveste, optou-se por uma seleção temática, em virtude da qual serão abordadas as contribuições relativas à problematização da natureza dos atores parlamentares e dos arranjos institucionais que condicionam os processos decisórios.

Downloads

Publicado

2014-10-22

Como Citar

Pilatti, A. (2014). A perspectiva institucionalista e a análise da dinâmica das decisões legislativas. Revista Direito, Estado E Sociedade, (29). https://doi.org/10.17808/des.29.286

Edição

Seção

Artigos