Afetos, imaginação e constituição dos direitos: uma reflexão sobre as ações afirmativas no ensino superior

Autores

  • Francisco Guimaraens Professor do Programa de Pós-Graduação e da Graduação do Departamento de Direito da PUC-Rio; Doutor em Direito Constitucional e Teoria do Estado pela PUC-Rio.

DOI:

https://doi.org/10.17808/des.33.238

Palavras-chave:

afetos, imaginação, razão, igualdade, ações afirmativas

Resumo

Este artigo trata do problema da constituição dos direitos e busca refletir sobre tal questão a partir de parâmetros que não dizem respeito à justificação racional dos direitos, mas sim à sua construção afetiva, desenvolvida a partir da imaginação e dos hábitos individuais e coletivos. Com base em tal perspectiva, propõe-se a análise do papel das ações afirmativas no ensino superior para promoção de direitos a partir da experiência afetiva da igualdade, o que projeta o direito à igualdade muito além de sua mera construção moral e racional.

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Publicado

2014-09-15

Como Citar

Guimaraens, F. (2014). Afetos, imaginação e constituição dos direitos: uma reflexão sobre as ações afirmativas no ensino superior. Revista Direito, Estado E Sociedade, (33). https://doi.org/10.17808/des.33.238

Edição

Seção

Artigos