Uma perspectiva feminista e emancipadora da educação para a promoção dos Direitos Humanos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17808/des.2145

Keywords:

feminismo, educação, emancipação, direitos humanos

Abstract

Este artigo apresenta uma perspectiva feminista e emancipadora da educação para promoção dos Direitos Humanos. Para tanto discute brevemente as contradições em torno da promoção destes Direitos no Brasil e destaca a experiência de um comitê institucional que propõe o enfrentamento da violência contra mulheres experimentando a ampliação dos vínculos entre educação escolar e a educação popular do movimento das Promotoras Legais Populares. Apresenta e discute o fenômeno da violência contra mulheres a partir de teóricas que vinculam em seus estudos feministas a relação entre racismo e sexismo em sociedades de classes. Propõe como horizonte epistemológico e analítico da educação para a promoção dos Direitos Humanos uma concepção pedagógica emancipadora que se fundamenta na noção freiriana de inédito viável. Por fim, aborda a práxis educativa emancipadora necessária para imaginar e realizar criativamente alternativas, discutir e concretizar os Direitos Humanos que devem prevalecer em um ato de insurgência contra o mantra neoliberal de uma história acabada.

Author Biographies

Teresa Cunha, Universidade de Coimbra

Doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra e pesquisadora sénior do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e pesquisadora associada do Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane.

Juliana Cristina Perlotti Piunti, Instituto Federal de São Paulo

Doutora em educação e Professora de Sociologia no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Câmpus Sertãozinho – Brasil.

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Published

2025-10-23

How to Cite

Cunha, T., & Perlotti Piunti, J. C. (2025). Uma perspectiva feminista e emancipadora da educação para a promoção dos Direitos Humanos. Revista Direito, Estado E Sociedade, (66). https://doi.org/10.17808/des.2145

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Section

Articles (Artigos)