Fake news, eleições e comportamento

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17808/des.0.1320

Keywords:

Fake news, Democracia, Tribalismo político, Análise comportamental, Eleições

Abstract

Resumo: O presente artigo trata das fake news em contexto eleitoral, sob uma perspectiva comportamental. Para tanto, discutem-se as relações entre fake news e democracia, os fatores comportamentais e estruturais que explicam a disseminação de notícias falsas na internet e também as estratégias para seu adequado enfrentamento. Por fim, analisam-se as medidas adotadas contra as notícias falsas na legislação brasileira, com foco nas normas eleitorais, problematizando sua efetividade em função de achados da análise comportamental.

Palavras-chave: Fake News, Democracia, Tribalismo político, Análise comportamental, Eleições.

Abstract: This paper examines fake news in the electoral context through a behavioral approach. It discusses the relationship between fake news and democracy, the behavioral and structural factors that explain the spread of fake news in the internet and also the strategies to face them properly. Finally, it tackles the adopted measures against fake news in the Brazilian law, notably in the electoral norms, debating their effectiveness considering the previous behavioral analysis.

Keywords: Fake news, Democracy, Political tribalismo, Behavioral analysis, Elections.

Author Biographies

Renata Ribeiro Baptista

Mestranda pela Universidade Católica de Brasília, em convênio com a Escola Superior do Ministério Público da União. Pós-Graduada pela Escola Superior do Ministério Público da União (2012). Procuradora da República em São João de Meriti, no Rio de Janeiro.

Julio Cesar de Aguiar

PhD in Law pela University of Aberdeen, Reino Unido (2012). Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (2001). Professor da Escola de Políticas Públicas e Governo da Fundação Getúlio Vargas. Pesquisador-Colaborador Pleno do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Procurador da Fazenda Nacional, aposentado, tendo atuado por 16 anos na Consultoria de Assuntos Financeiros do Ministério da Economia.

References

ABRAMOWITZ, A. I.; SAUNDERS, K. L. Is Polarization a Myth?. The Journal of Politics, v. 70, n. 2, p. 542-555, 2008.

ALAMEDA, D.; PEINADO, F. Así fabrican los partidos políticos un 'trending topic'. El País. 2018. Disponível em: <https://elpais.com/internacional/2018/03/20/actualidad/1521549696_430359.html>. Acesso em: 29 jun. 2018.

ALBRIGHT, J. #Election2016: Propaganda-lytics & Weaponized Shadow Tracking. Medium. 2016. Disponível em: <https://medium.com/@d1gi/election2016-propaganda-lytics-weaponized-shadow-trackers-a6c9281f5ef9>. Acesso em: 29 jun. 2018.

ALESSI, G. Eleição no Tocantins, uma janela para o desalento dos eleitores brasileiros. El País Brasil. 2018. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2018/06/04/politica/1528140777_056097.html?%3Fid_externo_rsoc=FB_BR_CM>. Acesso em: 29 jun. 2018.

ALLCOTT, H.; GENTZKOW, M. Social Media and Fake News in the 2016 Election. Journal of Economic Perspectives, v. 31, n. 2, p. 211-236, 2017.

ANGIESTA, J. Misperceptions persist about Obama's faith, but aren't so widespread. CNN. 2015. Disponível em: <https://edition.cnn.com/2015/09/13/politics/barack-obama-religion-christian-misperceptions/index.html>. Acesso em: 29 jun. 2018.

ARTICLE 19. Malaysia: Anti-Fake News Act. Article 19, abr. 2018. Disponível em: <https://www.article19.org/resources/malaysia-anti-fake-news-act/>. Acesso em: 29 jun. 2018.

ANTI-FAKE NEWS BILL, 2018. Disponível em: <https://www.cljlaw.com/files/bills/pdf/2018/MY_FS_BIL_2018_06.pdf>. Acesso em: 4 jun. 2018.

ASSOCIATED PRESS IN KUALA LUMPUR. Malaysia accused of muzzling critics with jail term for fake news. The Guardian. 2018. Disponível em: <https://www.theguardian.com/world/2018/mar/26/malaysia-accused-of-muzzling-critics-with-jail-term-for-fake-news>. Acesso em: 29 jun. 2018.

AVENDAÑO, T. C.; BETIM, F. Brasil, un paraíso tropical para la siguiente cepa de 'fake news'. El País. 2018. Disponível em: <https://elpais.com/internacional/2018/02/23/america/1519412208_852342.html>. Acesso em: 29 jun. 2018.

BAIL, C. et al. Exposure to Opposing Views can Increase Political Polarization: Evidence from a Large-Scale Field Experiment on Social Media. SocArXiv. 2018. Disponível em: <https://osf.io/preprints/socarxiv/4ygux/>. Acesso em: 17 maio 2018.

BANDEIRA, O. Mídia, religião e política: igrejas cristãs intensificam presença na esfera pública. Le Monde Diplomatique Brasil. 2016. Disponível em: <https://diplomatique.org.br/midia-religiao-e-politica-igrejas-cristas-intensificam-presenca-na-esfera-publica/>. Acesso em: 20 abr. 2018.

BEECH, H. As Malaysia Moves to Ban 'Fake News,' Worries About Who Decides the Truth. The New York Times. 2018. Disponível em: <https://www.nytimes.com/2018/04/02/world/asia/malaysia-fake-news-law.html>. Acesso em: 29 jun. 2018.

BIRNBAUM, M. Fragmented Italian election result reveals power of populists. The Washington Post. 2018. Disponível em: <https://www.washingtonpost.com/world/italians-vote-amid-anger-toward-migrants-and-populist-energy/2018/03/04/bdf8b5b6-1cb3-11e8-98f5-ceecfa8741b6_story.html?utm_term=.bb7fabe64bdf>. Acesso em: 29 jun. 2018.

BOOTH, R. et al. Russia used hundreds of fake accounts to tweet about Brexit, data shows. The Guardian. 2017. Disponível em: <https://www.theguardian.com/world/2017/nov/14/how-400-russia-run-fake-accounts-posted-bogus-brexit-tweets>. Acesso em: 27 mar. 2018.

BRANDINO, G. Pesquisa aponta uso de perfis russos em prol de Aécio na eleição de 2014. Folha de São Paulo. 2018. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/05/pesquisa-aponta-uso-de-perfis-russos-em-prol-de-aecio-na-eleicao-de-2014.shtml?utm_source=facebook&utm_medium=social-media&utm_campaign=noticias&utm_content=geral>. Acesso em: 17 maio 2018.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/06/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 29 jun.2018.

BRASIL. Lei n. 4.737, de 15 de julho de 1965. Institui o Código Eleitoral, 1965.

BRASIL. Lei n. 9.504, de 30 de setembro de 1997. Estabelece normas para as eleições, 1997.

BRASIL. Portaria n. 949, de 7 de dezembro de 2017. Institui o Conselho Consultivo sobre Internet e Eleições, 2017.

BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. TSE vai combater fake news com apoio da imprensa. 2018. Disponível em: <http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2018/Fevereiro/tse-vai-combater-fake-news-com-apoio-da-imprensa>. Acesso em: 21 maio 2018.

BURLEIGH, N. How Big Data Mines Personal Info to Craft Fake News and Manipulate Voters. Newsweek. 2017. Disponível em: <http://www.newsweek.com/2017/06/16/big-data-mines-personal-info-manipulate-voters-623131.html>. Acesso em: 29 maio 2018.

CAMPBELL, T. H.; KAY, A. C. Solution Aversion: On the Relation Between Ideology and Motivated Disbelief. Journal of Personality and Social Psychology, v. 107, n. 5, p. 809-824, 2014.

CAREY, B. Academic 'Dream Team' Helped Obama's Effort. The New York Times. 2012. Disponível em: <https://www.nytimes.com/2012/11/13/health/dream-team-of-behavioral-scientists-advised-obama-campaign.html>. Acesso em: 29 jun. 2018.

CARMO, M. A era dos 'outsiders' da política não tem fronteiras. Clarín. 2016. Disponível em: <https://www.clarin.com/clarin-em-portugues/destaque/outsiders-politica-nao-tem-fronteiras_0_HJYI_mzbl.html>. Acesso em: 10 abr. 2018.

CARVALHO, C. E. As origens e a gênese do Plano Collor. Nova Economia, v. 16, 29-junho-2018, p. 101-134. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-63512006000100003&script=sci_arttext&tlng=es. Acesso em: 25 maio 2018.

CHAPOLA, R. O índice de votos brancos e nulos nas pesquisas. E o cenário de indefinição. Nexo. 2018. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/05/21/O-%C3%ADndice-de-votos-brancos-e-nulos-nas-pesquisas.-E-o-cenário-de-indefinição?utm_campaign=Echobox&utm_medium=Social&utm_source=Facebook#link_time=1526876657>. Acesso em: 25 maio 2018.

CNN. Trump to CNN's Jim Acosta: You're fake news. 2017. Disponível em: <https://edition.cnn.com/videos/politics/2017/08/14/trump-calls-cnn-fake-news-acosta-sot-mobile.cnn>. Acesso em: 29 jun. 2018.

COOPER, A. Malaysian Fake News Law May Silence Corruption Reporting. Organized Crime and Corruption Reporting Project. 2018. Disponível em: <https://www.occrp.org/en/27-ccwatch/cc-watch-briefs/7930-malaysian-fake-news-law-may-silence-corruption-reporting>. Acesso em: 29 jun. 2018.

DAHL, R. Sobre a Democracia. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

DEAHL, D. First person convicted under Malaysia's fake news law gets month in jail. The Verge. 2018. Disponível em: <https://www.theverge.com/2018/4/30/17302954/malaysia-anti-fake-news-act-youtube>. Acesso em: 29 jun. 2018.

DEL VICARIO, M. et al. The spreading of misinformation online. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, v. 113, p. 554-559, 2016.

DEL VICARIO, M. et al. Modeling confirmation bias and polarization. Scientific Reports, v. 7, 2017.

DELGADO, M. Rejeição a checagem de fatos no Brasil surpreende Facebook. Deutsche Welle Brasil. 2018. Disponível em: <http://p.dw.com/p/2zoaH>. Acesso em: 29 jun. 2018.

DOMINGOS, R. Maioria dos votos nulos anula eleição e impõe novo pleito com outros candidatos? Não é verdade!. O GLOBO. 2018. Disponível em: <https://g1.globo.com/e-ou-nao-e/noticia/maioria-dos-votos-nulos-anula-eleicao-e-impoe-novo-pleito-com-outros-candidatos-nao-e-verdade.ghtml>. Acesso em: 29 jun. 2018.

DUFFY, B. et al. BBC Global Survey: A world divided?. Ipsos MORI Social Research Institute. 2018. Disponível em: <https://www.ipsos.com/sites/default/files/ct/news/documents/2018-04/bbc-global-survey-a-world-divided-2018.pdf>. Acesso em: 6 maio 2018.

FACEBOOK. Facebook lança produto de verificação de notícias no Brasil em parceria com Aos Fatos e Agência Lupa. Facebook Newsroom Brazil. 2018. Disponível em: <https://br.newsroom.fb.com/news/2018/05/facebook-lanca-produto-de-verificacao-de-noticias-no-brasil-em-parceria-com-aos-fatos-e-agencia-lupa/amp/>. Acesso em: 29 jun. 2018.

FACEBOOK. Hard Questions: What is Facebook Doing to Protect Election Security?. Facebook Newsroom. 2018. Disponível em: <https://newsroom.fb.com/news/2018/03/hard-questions-election-security/>. Acesso em: 29 jun. 2018.

FACEBOOK. The Authorization Process for US Advertisers to Run Political Ads on Facebook is Now Open. Facebook Business. 2018. Disponível em: <https://www.facebook.com/business/news/the-authorization-process-for-us-advertisers-to-run-political-ads-on-facebook-is-now-open>. Acesso em: 29 jun. 2018.

FARAND, C. French election debate: Official probe launched as Marine Le Pen is accused of deploying 'fake news' against Macron. The Independent. 2017. Disponível em: <https://www.independent.co.uk/news/world/europe/french-election-debate-marine-le-pen-emmanuel-macron-russia-fake-news-front-national-centrist-a7716866.html>. Acesso em: 25 mar. 2018.

FEIN, S.; MCCLOSKEY, A. L.; TOMLINSON, T. M. Can the Jury Disregard that Information? The Use of Suspicion to Reduce the Prejudicial Effects of Pretrial Publicity and Inadmissible Testimony. Personal and Social Psychology Bulletin, v. 23, n. 11, p. 1215-1226, 1997.

FGV. Debate sobre fake news marca lançamento da Plataforma de Liberdade de Expressão e Democracia. FGV. 2018. Disponível em: <https://portal.fgv.br/noticias/debate-sobre-fake-news-marca-lancamento-plataforma-liberdade-expressao-e-democracia>. Acesso em: 29 jun. 2018.

FGV. Marielle e as Fake News Estudo de difusão de notícias falsas. São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, 2018.

FLAXMAN, S., GOEL, S., e RAO, J. M. Filter bubbles, echo chambers, and online news consumption. Public Opinion Quarterly, v. 80, p. 298-320, 2016.

FLETCHER, R. The Impact of Greater News Literacy. Digital News Report. 2018. Disponível em: <http://www.digitalnewsreport.org/survey/2018/the-impact-of-greater-news-literacy/>. Acesso em: 29 jun. 2018.

FOLHAPRESS. Facebook remove página ligada ao MBL que divulgou 'fake news'. Valor. 2018. Disponível em: <http://www.valor.com.br/politica/5406653/facebook-remove-pagina-ligada-ao-mbl-que-divulgou-%3Ffake-news%3F>. Acesso em: 29 jun. 2018.

FUX, L. Contra notícia falsa, mais jornalismo. Nexo. 2018. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/ensaio/2018/Contra-not%C3%ADcia-falsa-mais-jornalismo>. Acesso em: 29 jun. 2018.

GARRETT, R. K. Echo chambers online?: Politically motivated selective exposure among Internet news users. Journal of Computer-Mediated Communication, v. 14, p. 265-285, 2009.

GENTZKOW, M.; SHAPIRO, J. Ideological segregation online and offline. The Quarterly Journal of Economics, v. 126, p. 1799-1839, 2011.

GRAGNANI, J. Como combate a mentiras sobre Marielle superou racha ideológico e pode antecipar guerra eleitoral nas redes. BBC Brasil. 2018. Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/brasil-43549550>. Acesso em: 29 jun. 2018.

GRAGNANI, J. Exclusivo: Investigação revela como blog defendia Dilma com rede de fakes em 2010. BBC Brasil. 2018. Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/brasil-43118825>. Acesso em: 18 mar. 2018.

GRAGNANI, J. O que estudo de anúncios pagos no Facebook revela sobre quem 'curte' Bolsonaro, Doria e outros políticos. BBC Brasil. 2018. Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/salasocial-43824463?ocid=socialflow_facebook>. Acesso em: 31 maio 2018.

GREEN, D.; PALMQUIST, B.; SCHICKLER, E. Partisan Hearts and Minds: Political Parties and the Social Identities of Voters. New Haven: Yale University Press, 2002.

GRIGORI, P. 20 projetos de lei no Congresso pretendem criminalizar fake news. Publica. 2018. Disponível em: <https://apublica.org/2018/05/20-projetos-de-lei-no-congresso-pretendem-criminalizar-fake-news>. Acesso em: 29 jun. 2018.

GUILLORY, J. J.; GERACI, L. Correcting erroneous inferences in memory: The role of source credibility. Journal of Applied Research in Memory and Cognition, v. 2, p. 201-209, 2013.

HAIM, M., GRAEFE, A., e BROSIUS, H. B. Burst of the filter bubble? Effects of personalization on the diversity of Google News. Digital Journalism, 6, p. 330-343, 2018.

HOROWITZ, J. In Italian Schools, Reading, Writing and Recognizing Fake News. The New York Times. 2017. Disponível em: <https://www.nytimes.com/2017/10/18/world/europe/italy-fake-news.html>. Acesso em: 29 jun. 2018.

HOSANAGAR, K.; FLEDER, D.; LEE, D. (DK); BUJA, A. Will the global village fracture into tribes: Recommender systems and their effects on consumers. Management Science, v. 60, p. 805-823, 2014.

HOWELL, L. Digital Wildfires in a Hyperconnected World. Fórum Econômico Mundial. 2013. Disponível em: <http://www3.weforum.org/docs/WEF_GlobalRisks_Report_2013.pdf>. Acesso em: 31 mar. 2018.

HUMAN RIGHTS WATCH. Malaysia: Drop Proposed 'Fake News' Law. 2018. Disponível em: <https://www.hrw.org/news/2018/03/29/malaysia-drop-proposed-fake-news-law>. Acesso em: 29 jun. 2018.

INGBER, S. The Marketplace of Ideas: A Legitimizing Myth. Duke Law Journal, v. 33, p. 1-91, 1984.

INSTITUTE FOR DEMOCRACY AND ELECTORAL ASSISTANCE. Voter Turnout Database. 2018. Disponível em: <https://www.idea.int/data-tools/data/voter-turnout>. Acesso em: 29 jun. 2018.

KAHAN, D. et al. 'They Saw a Protest': Cognitive Illiberalism and the Speech-Conduct Distinction. Stanford Law Review, v. 64, p. 851-906, 2012.

KAHAN, D. M. The Expressive Rationality of Inaccurate Perceptions. Behavioral & Brain Sciences, v. 40, n. 6, 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.1017/S0140525X15002332>.

KAHNEMAN, D. Rápido e devagar: duas formas de pensar. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

KAPLAN, J.; GIMBEL, S.; HARRIS, S. Neural correlates of maintaining one's political beliefs in the face of counterevidence. Scientific Reports, v. 6, 2016.

KESSLER, G.; KELLY, M. President Trump has made more than 2,000 false or misleading claims over 355 days. The Washington Post. 2018. Disponível em: <https://www.washingtonpost.com/news/fact-checker/wp/2018/01/10/president-trump-has-made-more-than-2000-false-or-misleading-claims-over-355-days/?noredirect=on&utm_term=.4d9dfbccfa22>. Acesso em: 29 jun. 2018.

KUKLISNKI, J. H. et al. 'Just the Facts, Ma'am': Political Facts and Public Opinion. The Annals of the American Academy of Political and Social Science, v. 560, p. 143-154, 1998.

LAUDARES, H. Crise de confiança, renovação da política brasileira?. Nexo. 2016. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/ensaio/2016/08/21/Crise-de-confiança-renovação-da-pol%C3%ADtica-brasileira>. Acesso em: 11 abr. 2018.

LAZER, D. M. J. et al. The science of fake news. Science, v. 2018, p. 1094-1096, 2018.

LEETARU, K. Why Stopping 'Fake' News Is So Hard. Forbes. 2016. Disponível em: <https://www.forbes.com/sites/kalevleetaru/2016/11/30/why-stopping-fake-news-is-so-hard/#67716a3d22d6>. Acesso em: 29 jun. 2018.

LEVITSKY, S.; ZIBLATT, D. How Democracies Die. Nova Iorque: Crown Publishing, 2018.

LEWANDOWSKY, S.; ECKER, U. K. H.; COOK, J. Beyond Misinformation: Understanding and Coping with the "Post-Truth" Era". Journal of Applied Research in Memory and Cognition, v. 6, n. 4, p. 353-369, 2017.

LORD, C.; ROSS, L.; LEPPER, M. Biased assimilation and attitude polarization: The effects of prior theories on subsequently considered evidence. Journal of Personality and Social Psychology, v. 37, n. 11, p. 2098-2109, 1979.

LYNCH, C. American cynicism is reaching a boiling point, and the corrupt electoral system is to blame. Salon. 2016. Disponível em: <https://www.salon.com/2016/06/11/american_cynicism_is_reaching_a_boiling_point_and_the_corrupt_electoral_system_is_to_blame/>. Acesso em: 11 abr. 2018.

MADUENO, D. PSDB repete tática de Collor e divulga que Lula dará um calote na poupança. FOLHA DE SÃO PAULO. 1994. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1994/8/20/caderno_especial/25.html>. Acesso em: 29 jun. 2018.

MCPHERSON, M.; SMITH-LOVIN, L.; COOK, J. M. Birds of a Feather: Homophily in Social Networks. Annual Revies of Sociology, v. 27, p. 415-444, 2001.

MELLO, I. Aplicativo que multiplica conteúdo cria risco de 'guerra suja' nas eleições. O GLOBO. 2018. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/brasil/aplicativo-que-multiplica-conteudo-cria-risco-de-guerra-suja-nas-eleicoes-22543032>. Acesso em: 29 jun. 2018.

MEMÓRIA GLOBO. Debate Collor x Lula. Memória Globo - Erros. Disponível em: <http://memoriaglobo.globo.com/erros/debate-collor-x-lula.htm>. Acesso em: 29 jun. 2018.

MITCHELL, A.; GRIECO, E.; SUMIDA, N. Americans Favor Protecting Information Freedoms Over Government Steps to Restrict False News Online. Pew Research Center. 2018. Disponível em: <http://www.journalism.org/2018/04/19/americans-favor-protecting-information-freedoms-over-government-steps-to-restrict-false-news-online/>. Acesso em: 29 jun. 2018.

MOSHER, D.; GOULD, S. How likely are foreign terrorists to kill Americans? The odds may surprise you. Business Insider. 2017. Disponível em: <http://www.businessinsider.com/death-risk-statistics-terrorism-disease-accidents-2017-1>. Acesso em: 29 jun. 2018.

MPF. Fake news: produtores e multiplicadores de notícias falsas podem ser acionados nas esferas criminal, cível e eleitoral. 2018. Disponível em: <http://www.mpf.mp.br/pgr/noticias-pgr/fake-news-produtores-e-multiplicadores-de-noticias-falsas-podem-ser-acionados-nas-esferas-criminal-civel-e-eleitoral>. Acesso em: 29 jun. 2018.

NEWMAN, N. et al. Overview and Key Findings of the 2016 Report. Reuters Institute for the Study of Journalism. 2016. Disponível em: <http://www.digitalnewsreport.org/survey/2016/overview-key-findings-2016/>. Acesso em: 29 jun. 2018.

NEWMAN, N. et al. Digital News Report 2018. Reuters Institute for the Study of Journalism. 2018. Disponível em: <http://media.digitalnewsreport.org/wp-content/uploads/2018/06/digital-news-report-2018.pdf?x89475>. Acesso em: 29 jun. 2018.

NEWMAN, N. et al. Overview and Key Findings of the 2018 Report. Reuters Institute for the Study of Journalism. 2018. Disponível em: <http://www.digitalnewsreport.org/survey/2018/overview-key-findings-2018/>. Acesso em: 29 jun. 2018.

NICKERSON, J. R. Confirmation Bias: A Ubiquitous Phenomenon in Many Guises. Review of General Psychology, v. 2, n. 2, p. 175-220, 1998.

NYHAN, B. et al. Taking Corrections Literally But Not Seriously? The Effects of Information on Factual Beliefs and Candidate Favorability. The Social Science Research Network, 2017. Disponível em: <https://ssrn.com/abstract=2995128>. Acesso em: 29 jun. 2018.

NYHAN, B.; REIFLER, J. When Corrections Fail: The Persistence of Political Misperceptions. Political Behavior, v. 32, n. 2, p. 303-330, 2010.

ORTELLADO, P. Direita se une pelo direito de difundir notícias falsas. FOLHA DE SÃO PAULO. 2018. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/colunas/pablo-ortellado/2018/05/direita-se-une-pelo-direito-de-difundir-noticias-falsas.shtml?loggedpaywall>. Acesso em: 29 jun. 2018.

PARISER, E. The Filter Bubble: What The Internet Is Hiding From You. New York: Peguin Books, 2011.

PASTI, A.; GALLAS, L. Investigando os donos da mídia no Brasil pós-golpe. Le Monde Diplomatique Brasil. 2018. Disponível em: <https://diplomatique.org.br/investigando-os-donos-da-midia-no-brasil-pos-golpe/>. Acesso em: 17 abr. 2018.

PAULINO, M.; JANONI, A. Letargia dos brasileiros é o principal obstáculo a ser enfrentado nesta eleição. FOLHA DE SÃO PAULO. 2018. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/06/letargia-dos-brasileiros-e-o-principal-obstaculo-a-ser-enfrentado-nesta-eleicao.shtml>. Acesso em: 29 jun. 2018.

PENNYCOOK, G.; CANNON, T.; RAND, D. G. Prior Exposure Increases Perceived Accuracy of Fake News. Journal of Experimental Psychology: General, no prelo. Disponível em: <https://ssrn.com/abstract=2958246>. Acesso em: 29 jun. 2018.

PEW RESEARCH CENTER. Partisanship and Cable News Audiences. Pew Research Center. 2009. Disponível em: <http://www.pewresearch.org/2009/10/30/partisanship-and-cable-news-audiences/>. Acesso em: 29 jun. 2018.

PICKARD, J. Only 1 in 10 believes UK politicians want 'best for country'. Financial Times. 2015. Disponível em: <https://www.ft.com/content/96edc3dc-9ff5-11e4-aa89-00144feab7de>. Acesso em: 11 abr. 2018.

PRIMEIRO mentiroso, o. Direção: Ricky Gervais; Matthew Robinson. Produção: Lynda Obst; et al. Roteiro: Ricky Gervais; Matthew Robinson. Color. 2009.

PUBLICA. Não confio em nenhum candidato ou partido. Publica. 2014. Disponível em: <https://apublica.org/2014/10/enquete-por-que-voce-votou-branconulo-nas-eleicoes-2014/>. Acesso em: 10 abr. 2018.

RASMUSSEN REPORTS. 48% of GOP Voters Prefer A Candidate Without Political Experience. Rasmussen Reports. 2016. Disponível em: <http://www.rasmussenreports.com/public_content/politics/general_politics/january_2016/48_of_gop_voters_prefer_a_candidate_without_political_experience>. Acesso em: 10 abr. 2018.

RIEGERT, B. Skeptical Italian voters distrust politicians. Deutsche Welle. 2013. Disponível em: <http://www.dw.com/en/skeptical-italian-voters-distrust-politicians/a-16624585>. Acesso em: 11 abr. 2018.

ROSENBERG, M.; CONFESSORE, N.; CADWALLADR, C. How Trump Consultants Exploited the Facebook Data of Millions. The New York Times. 2018. Disponível em: <https://www.nytimes.com/2018/03/17/us/politics/cambridge-analytica-trump-campaign.html>. Acesso em: 19 mar. 2018.

RUEDIGER, Marco Aurélio (coord.). Robôs, redes sociais e política no Brasil [recurso eletrônico]: estudo sobre interferências ilegítimas no debate público na web, riscos à democracia e processo eleitoral de 2018. FGV: Rio de Janeiro, 2017, 29 p.

SCHIPANI, A. Fake news threat looms over Brazilian election. Financial Times. 2018. Disponível em: <https://www.ft.com/content/ea6f9b82-10e7-11e8-8cb6-b9ccc4c4dbbb>. Acesso em: 29 jun. 2018.

SUNSTEIN, C. On Rumors. New Jersey: Princeton University Press, 2014.

SUNSTEIN, C. #Republic: Divided Democracy in the Age of Social Media. New Jersey: Princeton University Press, 2017.

SWIRE, B.; ECKER, U. K. H.; LEWANDOWSKY, S. The Role of Familiarity in Correcting Inaccurate Information. Journal of Experimental Psychology: Learning, Memory, and Cognition, v. 43, p. 1948-1961, 2017.

THE Invention of Lying. Direção de Rick Grvais e Matthew Robinson. Warner Bros, 2009.

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL. Eleições 2018: TSE e partidos firmam acordo de não proliferação de notícias falsas. 2018. Disponível em: <http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2018/Junho/eleicoes-2018-tse-e-partidos-firmam-acordo-de-nao-proliferacao-de-noticias-falsas>. Acesso em: 29 jun. 2018.

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL. Especialistas em marketing político vão colaborar no esforço contra disseminação de notícias falsas. 2018. Disponível em: <http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2018/Junho/especialistas-em-marketing-politico-vao-colaborar-com-tse-no-esforco-contra-disseminacao-de-noticias-falsas>. Acesso em: 29 jun. 2018.

UNESCO. Media and Information Literacy. 2018. Disponível em: <https://en.unesco.org/themes/media-and-information-literacy>. Acesso em: 29 jun. 2018.

VAN BAVEL, J.; PEREIRA, A. The Partisan Brain: An Identity-Based Model of Political Belief. Trends in Cognitive Sciences, v. 22, n. 3, p. 213-224, 2018.

VENTURINI, L. Como foi a ação dos robôs na campanha presidencial de 2014. Nexo 2018. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/03/29/Como-foi-a-ação-dos-robôs-na-campanha-presidencial-de-2014>. Acesso em: 29 jun. 2018.

VON BULLOW, M.; STABILE, M. 'Fake News': os brasileiros acreditam?. Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação. 2018. Disponível em: <https://www.institutodademocracia.org/single-post/Fake-News-os-brasileiros-acreditam>. Acesso em: 29 jun. 2018.

VOSOUGHI, S.; ROY, D.; ARAL, S. The spread of true and false news online. Science, v. 359, n. 6380, p. 1146-1151, 2018.

WARDLE, C. Fake news. It's complicated. First Draft News. 2017. Disponível em: <https://firstdraftnews.org/fake-news-complicated/>. Acesso em: 29 jun. 2018.

WARDLE, C.; DERAKHSHAN, H. Ban the term 'fake news'. CNN. 2017. Disponível em: <https://edition.cnn.com/2017/11/26/opinions/fake-news-and-disinformation-opinion-wardle-derakhshan/index.html>. Acesso em: 29 jun. 2018.

WARDLE, C.; DERAKHSHAN, H. Information disorder: Toward an interdisciplinary framework for research and policy making. Council of Europe. 2017. Disponível em: <https://rm.coe.int/information-disorder-toward-an-interdisciplinary-framework-for-researc/168076277c>. Acesso em: 29 jun. 2018.

Published

2022-09-19

How to Cite

Baptista, R. R., & de Aguiar, J. C. (2022). Fake news, eleições e comportamento. Revista Direito, Estado E Sociedade, (60). https://doi.org/10.17808/des.0.1320

Issue

Section

Articles (Artigos)