Does Institutional Design Make a Difference? / O Desenho Institucional faz Diferença?
DOI:
https://doi.org/10.17808/des.45.436Resumo
Abstract:
The goal of essay is to identify two key features of U.S. constitutional design integral to the success of U.S. federal and presidential separation of powers, but which are not widely known and are therefore not widely copied when newly emerging democracies around the world choose to write a constitution. First, the focus is on the fact that American federalism is characterized by a much larger number of state entities than exist in most federal regimes and on the fact that state boundary lines are drawn pretty arbitrarily and cross-cut regional and ethnic cleavages. In Part II, the focus is on five features of the U.S. system of presidential separation of powers which make out presidents much weaker than the presidents of other countries with presidential systems.
Keywords: Institutional Design; Federalism; Separation of Powers; Presidentialism.
Resumo:
O objetivo deste artigo é identificar as duas principais características do desenho constitucional dos Estados Unidos que são essenciais para o sucesso da sua separação dos poderes nos planos federativo e presidencialista, mas que não são amplamente conhecidas e, portanto, não são copiadas por democracias emergentes ao redor do mundo no momento em que formulam suas constituições. Primeiro, o foco do artigo se concentra no fato de que o federalismo americano se caracteriza por um número de entidades estatais muito maior do que se nota na maior parte dos demais regimes federativos, assim como no fato de que as linhas divisoras dos estados são desenhadas, de certa forma, de maneira arbitrária, ignorando diferenças regionais e étnicas. Na parte II, o foco se mantém nas cinco características do sistema de separação de poderes dos Estados Unidos que tornam o presidente muito mais frágil do que os presidentes de outros países com sistemas presidencialistas.
Referências
ACKERMAN, Bruce. "The New Separation of Powers" Harvard Law Review vol 113, n.3, 200, pp. 633-725.
CALABRESI, Steven G. "The Virtues of Presidential Government: Why Professor Ackerman is Wrong to Prefer the German to the U.S. Constitution" Constitutional Commentary, vol 18, n.1, 2001, pp. 51-104;
CALABRESI, Steven G. "A Shining City on a Hill: American Exceptionalism and the Supreme Court's Practice of Relying on Foreign Law". Boston University Law Review, n. 86, 2006, pp.1335-1416;
CALABRESI, Steven G; YOO, Christopher S. Yoo. The Unitary Executive: Presidential Powers for Washington to Bush. New Haven: Yale University Press, 2008;
CALABRESI, Steven G; BICKFORD, Lucy. "Federalism and Subsidiarity: Perspectives from Law", Nomos LV, New York: NYU Press, 2014, pp. 123-189.
CALABRESI, Steven G.; BADY, Kyle. "Is the Separation of Powers Exportable? Harvard Journal of Law and Public Policy, N. 33, 2010, pp.5-16;
CALABRESI, Steven G.; LINDGREN, James. " The President: Lightning Rod or King?" Yale Law Journal, vol. 115, n. 9, 2006, pp.2611-2622
CALABRESI, Steven G.; TERRELL, Nicholas, "The Fatally Flawed Theory of the Unitary Executive." Minnesota Law Review n. 93, 2009, pp.1696-1740;
CALABRESI, Steven G. American Federalism". Florida Law Review, n. 63, 2011. pp 1-45
HAMILTON, Alexander. The Federalist Papers, #70 [March 15, 1788]
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos para publicação na Revista Direito, Estado e Sociedade implica a concordância dos autores com os seguintes termos:
1. O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto em número da Revista;
2. O(s) autor(es) asseguram que o texto submetido é original e inédito e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
3. O(s) autor(es) assumem inteira responsabilidade pelas opiniões, ideias e conceitos sustentados nos textos;
4. O(s) autor(es) concedem aos editores o direito de realizar ajustes textuais e de adequação ao padrão de publicação da Revista;
5. Permite-se a reprodução total ou parcial dos trabalhos, desde que explicitamente citada a fonte.