El ecosistema de la juridicidad neoliberal. Variaciones del espejo argentino
DOI:
https://doi.org/10.17808/des.2117Palavras-chave:
temporalidade, neoliberalismo, ecossistema, juridicidadeResumo
O presente trabalho propõe-se a investigar o ecossistema da juridicidade neoliberal. Para isso, apresentam-se as características centrais da temporalidade do neoliberalismo e seus efeitos na normatividade do real. Um desses efeitos se traduz no âmbito específico do direito positivo, que deve ser reativo ao critério de racionalidade que o informa. Veremos como, nesse ponto, desenvolve-se uma tensão irreconciliável com a juridicidade do bem-estar e dos direitos humanos, na medida em que a expansão do ecossistema neoliberal implica a canibalização destes. Como parte de um trabalho de formação de uma imagem dialética sobre o tema, estuda-se em detalhe o caso da Argentina a partir de dois instrumentos jurídicos fundamentais introduzidos pelo governo atual: o DNU 70/23 e a Lei Bases.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Santiago Polop

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de artigos para publicação na Revista Direito, Estado e Sociedade implica a concordância dos autores com os seguintes termos:
1. O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto em número da Revista;
2. O(s) autor(es) asseguram que o texto submetido é original e inédito e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
3. O(s) autor(es) assumem inteira responsabilidade pelas opiniões, ideias e conceitos sustentados nos textos;
4. O(s) autor(es) concedem aos editores o direito de realizar ajustes textuais e de adequação ao padrão de publicação da Revista;
5. Permite-se a reprodução total ou parcial dos trabalhos, desde que explicitamente citada a fonte.