A responsabilidade social e ambiental valoriza as empresas?

Autores

  • Tatiana Botelho
  • Roberto Moreno Doutor em Economia (EPGE/FGV); Professor Associado do IAG/PUC-Rio.

DOI:

https://doi.org/10.17808/des.31.268

Palavras-chave:

Responsabilidade ambiental e social, governanca, empresas.

Resumo

O objetivo deste estudo é o de identificar se o mercado brasileiro reage a notícias e informações associadas à responsabilidade ambiental e social (ou à ausência delas) referentes a empresas listadas na Bovespa. Para selecionar os tópicos de responsabilidade social e ambiental, foram utilizados sete critérios do estudo da Sustainability e UNEP. Para cada critério, foram escolhidos eventos que geraram notícias e informações (positivas e negativas) entre 2001-2005, publicadas no Jornal Valor Econômico. A metodologia de pesquisa utilizou o modelo CAPM para medir mudanças anormais nos valores de ações. O estudo revela que o evento a apresentar maior correlação positiva com o valor das empresas foi a "formalização da intenção de migração para os níveis de governança da Bovespa"; de outro lado, a maior correlação negativa apresentada foi o evento "greve ou ameaça de greve". Não foram encontrados casos suficientes para gerar uma análise estatística significativa no caso dos eventos de "corrupção e trabalho escravo".

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Publicado

2014-09-18

Como Citar

Botelho, T., & Moreno, R. (2014). A responsabilidade social e ambiental valoriza as empresas?. Revista Direito, Estado E Sociedade, (31). https://doi.org/10.17808/des.31.268

Edição

Seção

Artigos