Fake news, eleições e comportamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17808/des.0.1320

Palavras-chave:

Fake news, Democracia, Tribalismo político, Análise comportamental, Eleições

Resumo

Resumo: O presente artigo trata das fake news em contexto eleitoral, sob uma perspectiva comportamental. Para tanto, discutem-se as relações entre fake news e democracia, os fatores comportamentais e estruturais que explicam a disseminação de notícias falsas na internet e também as estratégias para seu adequado enfrentamento. Por fim, analisam-se as medidas adotadas contra as notícias falsas na legislação brasileira, com foco nas normas eleitorais, problematizando sua efetividade em função de achados da análise comportamental.

Palavras-chave: Fake News, Democracia, Tribalismo político, Análise comportamental, Eleições.

Abstract: This paper examines fake news in the electoral context through a behavioral approach. It discusses the relationship between fake news and democracy, the behavioral and structural factors that explain the spread of fake news in the internet and also the strategies to face them properly. Finally, it tackles the adopted measures against fake news in the Brazilian law, notably in the electoral norms, debating their effectiveness considering the previous behavioral analysis.

Keywords: Fake news, Democracy, Political tribalismo, Behavioral analysis, Elections.

Biografia do Autor

Renata Ribeiro Baptista

Mestranda pela Universidade Católica de Brasília, em convênio com a Escola Superior do Ministério Público da União. Pós-Graduada pela Escola Superior do Ministério Público da União (2012). Procuradora da República em São João de Meriti, no Rio de Janeiro.

Julio Cesar de Aguiar

PhD in Law pela University of Aberdeen, Reino Unido (2012). Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (2001). Professor da Escola de Políticas Públicas e Governo da Fundação Getúlio Vargas. Pesquisador-Colaborador Pleno do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Procurador da Fazenda Nacional, aposentado, tendo atuado por 16 anos na Consultoria de Assuntos Financeiros do Ministério da Economia.

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Publicado

2022-09-19

Como Citar

Baptista, R. R., & de Aguiar, J. C. (2022). Fake news, eleições e comportamento. Revista Direito, Estado E Sociedade, (60). https://doi.org/10.17808/des.0.1320

Edição

Seção

Artigos