A idéia de patriotismo constitucional e sua integração à cultura político-jurídica brasileira

Autores

  • Antonio Maia Professor dos Programas de Pós-Graduação do Departamento de Direito da PUC-Rio e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); Doutor em Filosofia.

DOI:

https://doi.org/10.17808/des.27.305

Resumo

Durante a década de 90, diversos temas desenvolvidos por Habermas influenciaram o pensamento jurídico-político, dentre os quais, o conceito de "patriotismo constitucional" revela-se como um dos mais interessantes devido à sua valiosa contribuição para muitos debates relacionados a identidades coletivas, especialmente aqueles referentes às sociedades plurais e complexas do capitalismo tardio. O presente trabalho tem como ponto de partida a análise histórica do desenvolvimento da idéia do Verfassungspatriotismus. A segunda parte cuidará de tecer comentários acerca de suas características analíticas, tendo em vista, principalmente, o exame do conceito efetuado por Frank Michelman. Finalmente, na terceira parte, algumas considerações serão elaboradas diante da possibilidade de se integrar a idéia do patriotismo constitucional à cultura político-jurídica brasileira.

Downloads

Publicado

2014-10-22

Como Citar

Maia, A. (2014). A idéia de patriotismo constitucional e sua integração à cultura político-jurídica brasileira. Revista Direito, Estado E Sociedade, (27). https://doi.org/10.17808/des.27.305

Edição

Seção

Artigos