Foco e Escopo

A Revista Direito, Estado e Sociedade tem como objetivo divulgar intervenções interdisciplinares e inovadoras que tenham qualidade aprovada por pares competentes. As contribuições podem se dar em língua portuguesa ou outros idiomas, por meio de artigos originais, artigos de revisão, resenhas, entrevistas, palestras, relatórios de pesquisas ou relatos específicos sobre seminários científicos. Alguns números do periódico dedicam-se a temáticas específicas, conforme deliberação do Conselho Editorial. Devido à vinculação do periódico ao Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC-Rio, espera-se que os trabalhos estejam, preferencialmente, vinculados às suas linhas de pesquisa, a saber: Transformações Constitucionais e Pensamento Constitucional Contemporâneo; Direitos Humanos, Democracia e Ordem Internacional; Teoria do Direito, Ética e Construção da Subjetividade.

Artigos

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos submetidos à revista Direito, Estado e Sociedade são inicialmente avaliados pelo Comitê Editorial nos seguintes quesitos:
- Originalidade e relevância temática;
- Pertinência temática às linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação da PUC-Rio;
- Adequação às normas de formatação;
- Titulação dos autores (pelo menos um coautor com o título de doutor ou cursando o doutorado);
- Ausência de elementos no texto e no arquivo que permitam a identificação da autoria.

Em seguida, os artigos submetidos à avaliação por no mínimo dois pareceristas ad hoc (avaliadores externos), com base nos quais o Comitê Editorial decidirá por aceitar, rejeitar ou solicitar alterações ao texto submetido. No caso de pareceres conflitantes, o Comitê Editorial poderá encaminhar o artigo a um terceiro avaliador externo. O tempo médio para conclusão de uma avaliação varia de dois a três meses. Professores doutores interessados em contribuir para a Revista na qualidade de avaliadores externos devem entrar em contato por pelo email revistadireito@puc-rio.br.

Publicação semestral (2 edições por ano)

Acesso Aberto

A Revista Direito, Estado e Sociedade é uma revista de acesso aberto (“Open Access"), o que significa que o seu conteúdo é disponibilizado inteiramente online, de maneira gratuita, para os leitores e suas instituições. Aos leitores da revista é permitido baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e direcionar páginas ao texto completo dos artigos, assim como utilizá-los com quaisquer fins lícitos e gratuitos, sem a necessidade de solicitação de permissão para o editor ou autor. Ressalva-se que não é permitida a reprodução dos artigos, total ou parcialmente, para fins comerciais.

Todos os artigos publicados na Revista Direito, Estado e Sociedade são licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Revista Direito, Estado e Sociedade is an Open Access journal, which means that all of its content is freely available online without any charge to the users or their institutions. Users are allowed to read, download, copy, distribute, print, search, or link to the full texts of the articles, or use them for any other lawful and non-profit purpose, without the need of asking for prior permission from the publisher or the author. We do not grant the permission to distribute our content for commercial purposes.

All work published in Revista Direito, Estado e Sociedade are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Normas éticas

A revista Direito, Estado e Sociedade, observa as melhores práticas em ética de publicação e pesquisa, em conformidade com as diretrizes estabelecidas internacionalmente, incluindo o Código de Conduta e Diretrizes de Boas Práticas para Editores de Periódicos, publicado pelo Comitê de Ética de Publicação (COPE). Abaixo, listamos de forma não exaustiva algumas das políticas que adotamos nesse sentido, em reforço e complemento àquelas discutidas nas diretrizes para autores.

• A equipe editorial preza por garantir a avaliação duplo cega, com a revisão dos metadados de todas as submissões e a supressão de informações textuais que possam identificar os autores, como menções a grupos de pesquisa ou publicações anteriores. Ainda assim, para evitar conflitos de interesse, damos prioridade a avaliadores de estados distintos dos autores.
  • Ao longo do processo de avaliação duplo cego, atribuímos as responsabilidades editoriais a editores assistentes que não tenham relações acadêmicas ou pessoais com os autores sob avaliação.
  • Em que pese as devidas declarações de direitos autorais por parte dos autores, que são claramente informados das consequências do plágio, o corpo editorial se esforça para detectar eventuais plágios. Esse esforço se prolonga durante o processo de avaliação, com a colaboração dos pareceristas, que são instruídos a indicar se o artigo avaliado é original.
  • Todos os autores listados devem ter contribuído significativamente para a pesquisa e são igualmente responsáveis pela retificação de erros nos artigos publicados nesta revista, que poderão ser retratados nas hipóteses de fraude ou erro substancial, falta de originalidade, plágio ou outras violações éticas.
  • Nosso processo de avaliação é transparente, sendo representado visualmente pelo fluxograma disponível em nossa página, bem como descrito em linguagem natural nas diretrizes para os autores. Em adição, nossa equipe editorial responde a todas as indagações enviadas por via eletrônica, prezando pela velocidade e qualidade na comunicação com autores e pareceristas.